Trabalhos Aprovados

Avaliação de complicações renais em pacientes portadores de hipoparatireoidismo e pseudohipoparatireoidismo em um hospital terciário de Brasília



Autor(es): Goncalves Neto TR; Faria EF; Costa MHSC; Guimarães NLB;
Apresentador(a): Theodoro Ribeiro Gonçalves Neto

Introdução
O hipoparatireoidismo é uma condição caracterizada por redução dos níveis séricos de paratormônio (PTH) que leva a hipocalemia com consequentes alterações esqueléticas e dentárias. Na maioria dos casos, é decorrente de destruição autoimune ou exérese cirúrgica das glândulas paratireoides. Outras causas menos frequentes são defeitos congênitos, doenças infiltrativas e mutações genéticas.
O pseudohipoparatireoidismo é uma síndrome de resistência à ação do PTH, que ocorre em graus variados, de acordo com a etiologia.

Objetivo
Descrever o perfil etiológico dos casos de hipoparatireoidismo e pseudohipoparatireoidismo e as complicações renais associadas à doença de base e ao tratamento.

Método
Foram analisados todos os casos de hipoparatireoidismo atendidos no ambulatório de metabolismo ósseo do Hospital de Base do Distrito Federal, durante os anos de 2017 e 2018, com coleta de dados referentes a idade, etiologia, complicações renais e calciúria.

Resultados
A idade média dos pacientes no estudo foi de 55,5 anos e houve predomínio de acometimento no sexo feminino (89,7%).
Dentre os casos de hipoparatireoidismo, a etiologia mais comum foi pós-cirúrgica (88,2%).
Foram encontrados 5 casos de pseudohipoparatireoidismo no período avaliado.
Analisando em conjunto ambas as doenças, a prevalência de nefrolitíase, nefrocalcinose e hipercalciúria foram 12,8%, 7,7% e 28,2% respectivamente.

Conclusão
O tratamento habitual do hipoparatireoidismo e do pseudohipoparatireoidismo é feito com reposição de cálcio e calcitriol, em doses variáveis, havendo a necessidade, em alguns casos, do uso de altas doses destas drogas, podendo levar a aumento do produto cálcio-fósforo com consequentes complicações renais.
Dessa forma, esse trabalho ressalta a importância do seguimento regular dos pacientes, de modo a se fazer rastreamento de desfechos indesejados da doença de base, caso não adequadamente tratada (em casos de difícil manejo ou má adesão) ou mesmo como eventos adversos da própria terapêutica.


Palavras-chave: hipoparatireoidismo; pseudohipoparatireoidismo; complicações

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio