Trabalhos Aprovados

Insuficiência Adrenal Primária por Paracoccidioidomicose com tratamento cirúrgico por refratariedade a 6 anos de tratamento clínico.



Autor(es): Carvalho DSL; Andrade GB; Oliveira IC; Rezende RC; Braga F; Reis MAL; Rodrigues, MLD; Jatene EM; Viggiano DPPO; Antunes DE;
Apresentador(a): Isabella Carvalho Oliveira

Apresentação do caso: Paciente, 59 anos,imunocompetente, procedente de Goiás,trabalhador administrativo, apresentou dor lombar em novembro de 2010, evoluindo com sudorese, hipotensão, hiporexia, náuseas, vômitos e hiperpigmentação cutânea. Iniciou investigação em hospital externo, sendo visualizada lesão expansiva em adrenal direita de 6,2x3,7cm e em adrenal esquerda de 2,5x2,0 cm na Tomografia de Abdome de fevereiro de 2011, 1 ano após surgimento dos sintomas. Devido lesão bilateral sem outro foco de doença aparente, realizada biópsia em adrenal direita por suspeita de neoplasia, com resultado de anatomopatológico compatível com Paracoccidioidomicose. No mesmo serviço, feito diagnóstico de insuficiência adrenal, com os seguintes exames: Cortisol basal 0,82 ug/dl, ACTH: 1091 pg/ml e Aldosterona < 2,0 ng/dl. Encaminhado ao nosso serviço, em uso de Prednisona 7,5 mg/dia, Fludrocortisona 0,1 mg/dia e Itraconazol 200 mg/dia. Iniciado acompanhamento em conjunto com a Infectologia, com manutenção do tratamento. Após 3 anos e meio de tratamento foi observada redução do volume da lesão à esquerda, e manutenção das dimensões da lesão em adrenal direita. Indicada nova biópsia de adrenal direita que resultou em Paracoccidioidomicose em atividade. Realizada troca da medicação do Itraconazol por Bactrim. Após 1 ano, paciente manteve-se com a lesão, assintomático, com sorologia negativa para Blastomicose sendo optado por introdução de Anfotericina B, que causou deterioração da função renal, com necessidade de suspensão da droga. Por refratariedade após 6 anos de tratamento clínico, indicada adrenalectomia à direita, com anatomopatológico de Paracoccidioides brasiliensis. Retornado tratamento com Itraconazol, mas a lesão à esquerda apresentou crescimento de 29% em seguimento de imagem em 6 meses, sendo indicado adrenalectomia à esquerda. Discussão: O presente caso apresenta doença adrenal por Paracoccidioidomicose com Insuficiência Adrenal sem nenhum outro acometimento sistêmico, o que ocorre raramente. Adicionalmente, o paciente apresentou forma crônica da doença resistente ao tratamento com Itraconazol e Bactrim, sendo necessária abordagem cirúrgica. O tratamento clínico provavelmente impediu a disseminação da doença, mas não foi eficaz para tratamento do acometimento adrenal. Comentários Finais: Há raros relatos na literatura de pacientes com acometimento bilateral em adrenal, refratário ao tratamento clínico com necessidade de adrenalectomia bilateral.

Palavras-chave: Paracoccidioidomicose; Insuficiência adrenal; Adrenalectomia

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio