Trabalhos Aprovados

Hipertireoidismo por T3 Toxicose



Autor(es): Morais, FG; Crosland, VG; Daiana SC; Cordeiro JJ; FC, Thais; Marcela BS;
Apresentador(a): Francyele Gonçalves de Morais

Apresentação do caso: H. R. F., 59 anos, comparece a consulta com queixa de “problema na tireoide” há 02 anos, em uso de Tapazol 20 mg, sem seguimento endocrinológico. Relata tremor de extremidade, taquicardia, sudorese, fraqueza, histórico globus faríngeo e diagnóstico recente de fibrilação atrial. Durante a consulta apresenta exames pregressos com THS suprimido e T4 de baixo. O exame da tireoide demonstrou aumento de volume e irregularidades em sua superfície. O Tapazol foi suspenso por 15 dias para a realização da dosagem de TSH, Anticorpo Anti-peroxidase (Anti-TPO), Anticorpo anti-receptor (Anti-TRAB), ultrassonografia (US), T4 livre e T3, sendo este último nunca antes solicitado.
Após 30 dias, o paciente retorna com os resultados: TSH: 0,005 mcUI/mL; Anti-TPO: superior a 1.000,0; Anti-TRAB: superior a 40,0; T4: 1,60 ng/dL e T3: superior a 600 ng/dL. A US demonstrava tireoide aumentada, heterogênea, com redução da ecogenicidade, acentuado fluxo ao Doppler e achados sugestivos de bócio tóxico e nódulos ecogênicos em ambos os lobos. O diagnóstico foi T3-tireotoxicose.
Discussão: A tireotoxicose é definida pela elevação da produção e excreção dos hormônios tireoidianos e se expressa por sinais e sintomas como tremor, perda de peso, intolerância ao calor ou complicações como taquicardia, fibrilação atrial, angina pectoris e infarto agudo do miocárdio.
Na suspeita tireotoxicose é feita uma avaliação dos níveis séricos do TSH e dos hormônios tireoidianos, entretanto, é comum na pratica clinica a solicitação apenas do T4.
A T3-tireotoxicose pode ser entendida como um valor baixo ou normal de T4, valores suprimido do TSH, e nível elevado de T3. O paciente em questão apresentava exames que demonstravam valor baixo de T4 e TSH suprimido, entretanto não apresentava nenhum exame da dosagem de T3, o que impossibilitava o diagnóstico de T3-tireotoxicose, e contradizia a clínica do paciente. Após novos exames, dentre eles a dosagem de T3, foi firmado do diagnostico de T3-tireotoxicose.
Comentários finais: Uma prática disseminada é a solicitação apenas do T4 e TSH para o diagnóstico das patologias tireoidianas. Entretanto, a T3-tireotoxicose apesar de rara, só pode ser diagnosticada pela dosagem de T3. Nesse ínterim, é importante valorizar o raciocino clínico e as diversas propedêuticas disponíveis de forma a diagnosticar patologias rara e não se habituar às práticas formalmente consagradas.


Palavras-chave: T3 toxicose; Tireotoxicose por triiodotironina; Hipertireoidismo

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio