Trabalhos Aprovados

EXPLICANDO A NEFROPATIA DIABÉTICA: UMA ANALOGIA COM A PROFISSÃO DE PESCADOR



Autor(es): Farias, APT; Bernardino, SVJ; Kohl,MM; Caselli,MS; Cáceres,MV; Puña,VE; Mossmann,M;
Apresentador(a): Morgana Vielmo Cáceres

Introdução: A nefropatia diabética (ND) é uma complicação que acomete 20% a 40% dos pacientes com Diabetes mellitus (DM). Representa a principal causa de doença renal crônica. Os portadores de ND têm risco aumentado para insuficiência renal terminal, doenças cardiovasculares, infecciosas e morte. A ND configura-se por microalbuminúria persistente ou proteinúria evidente. Pode cursar com hipertensão arterial e retinopatia diabética. No intuito de auxiliar na melhor compreensão da ND, foi estabelecida uma analogia com os elementos da profissão de pescador. Objetivo: Descrever o processo de elaboração de material explicativo baseado no nível de entendimento dos pacientes portadores de ND em relação a sua doença. Metodologia: O estudo é qualitativo do tipo exploratório. Foi elaborado um questionário pelos alunos do sétimo semestre de medicina de universidade do RS para avaliar o grau de entendimento do paciente sobre ND. Foram selecionados pacientes do ambulatório de diabetes e hipertensão com diagnóstico confirmado de ND, aos quais foi aplicado o questionário. As respostas e a revisão da literatura direcionaram a confecção de material explicativo com base na teoria de aprendizagem por zona de desenvolvimento proximal em analogia com a profissão de pescador. Os glomérulos renais foram representados pela rede de pesca. A albumina e outros componentes captados pelos rins foram comparados a peixes. A albuminúria foi explicada através de menor ou maior dano à rede com equivalente menor ou maior captura de peixes. A progressiva evolução da ND foi representada pela danificação na rede de pesca. A glomeruloesclerose foi comparada a corais grudados na rede. Resultados: A falta de entendimento dos pacientes sobre ND configurou-se através dos questionários. O material educativo representado por folder e vídeo ilustrando a ND foi apresentado aos pacientes. A explicação da ND a partir do comparativo com a profissão conhecida possibilitou a melhor compreensão a respeito da complicação. Conclusão: Materiais educativos de fácil compreensão e fazendo analogia com situações conhecidas como profissões e materiais de trabalho constituem importante ferramenta na explicação das complicações crônicas do DM como a ND e auxiliam o paciente a desenvolver habilidades para assumir o autocuidado. A intervenção educativa presente na rotina da prática em saúde promove entendimento pelo paciente sobre sua doença possibilitando obtenção de melhores prognósticos.

Palavras-chave: Diabetes mellitus; Nefropatia diabética; Educação em Saúde

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio