Trabalhos Aprovados

ANÁLISE DO PERFIL SOCIAL E PSICOLÓGICO NO TRANSGÊNERO MASCULINO



Autor(es): Oliveira. M,A; Laudier, A,A; de Marca, K; Chambarelli,J. Marcela;
Apresentador(a): Karen Faggioni de Marca Seidel

Introdução: A disforia de gênero é um diagnóstico psiquiátrico definido como uma incongruência acentuada entre sexo biológico e a identidade de gênero, acompanhada de sofrimento por pelo menos 6 meses. Os pacientes que preenchem os critérios diagnósticos, poderão iniciar o processo de transição de gênero com a terapia hormonal cruzada (THC) se não houver contraindicação. Objetivo: Conhecer o perfil social e psicológico do paciente transgênero masculino (FTM) que faz ou fez acompanhamento regular no ambulatório de disforia de gênero do Instituto de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE). Método: Estudo observacional, transversal e retrospectivo com base na análise de 50 pacientes FTM. Resultados: A média de acompanhamento foi de 2,4 anos, a de idade foi de 27 anos, a percepção da disforia foi de 11,8 anos e em relação à idade de início da THC foi em média aos 24,4 anos. Foi observado que o grupo é em geral jovem, natural do Rio de Janeiro e 51,1% com ensino superior concluído ou incompleto. Em relação à orientação sexual, 87,5% se consideraram como heterossexuais, 6,2% como bissexuais e o restante distribuiu-se igualmente com interesse em transgênero masculino, feminino ou sendo pansexual. Foram analisados aspectos sociais dos pacientes como a incidência do “bullying” e de abuso sexual que foram respectivamente 64,7% e 27,3%.Quanto aos aspectos psicológicos, 32% sofrem de algum tipo de depressão ou ansiedade e 33,3% tentaram suicídio. Apesar da maioria referir melhora dos sintomas dentro desse contexto, 20% notou piora da depressão, 35% da ansiedade e 34,3% ficaram mais agressivos durante a THC.Ao comparar com a prevalência da população brasileira, nossa amostra apresentou maiores taxas de depressão , ansiedade, sendo dez vezes maior em relação à tentativas de suicídio. Além disso, destaca-se que a frequência dos pacientes tabagistas foi de 56,2% enquanto da população geral é de 15%.Conclusão: A importância da análise do perfil social e psicólogo dos pacientes transgêneros, mostra que além
da preocupação sobre a segurança do tratamento da THC quanto aos riscos, efeitos colaterais e ajustes na medicação, se torna fundamental para a criação de estratégias de intervenção pela equipe multidisciplinar voltadas às principais problemáticas. A THC visa reduzir o sofrimento do paciente à medida que aumenta a satisfação corporal, porém em alguns casos pode não resolver totalmente ou até mesmo piorar os sintomas psiquiátricos apresentados.


Palavras-chave: transgênero masculino; terapia hormonal cruzada; equipe multidisciplinar

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio