Trabalhos Aprovados

Características Clínicas, Demográficas e Presença de Comorbidades em Pacientes com Incidentaloma Adrenal de um Hospital Universitário do Rio de Janeiro



Autor(es): Perozo AF; Rebelo JFD; de Paula MP; Cavalari EMR; Costa JM; Caldas JCD; Junqueira FD; de Almeida ABABS; Moraes AB; Vieira Neto L;
Apresentador(a): Leonardo Vieira Neto

INTRODUÇÃO: Os incidentalomas adrenais (AI) têm se tornado uma condição médica de destaque não apenas pela sua prevalência cada vez maior com a disponibilidade dos exames de imagem, mas principalmente por conta das comorbidades associadas. A maioria dos IA (>70%) é não funcionante (IANF) e o restante é dividido em adenomas com secreção autônoma de cortisol (SAC), feocromocitoma (FEO) e hiperaldosteronismo primário (HAP). Outras lesões incluem mielolipomas, carcinomas adrenocorticais e metástases. OBJETIVO: Descrever as características demográficas, clínicas e a presença de comorbidades em pacientes com IA de um hospital terciário. MÉTODO: Estudo transversal com coleta de dados demográficos, clínicos e de presença de comorbidades em pacientes com IA acompanhados no ambulatório de um Hospital Universitário. Os pacientes foram avaliados quanto à secreção hormonal de acordo com as diretrizes vigentes. RESULTADOS: Avaliamos 155 pacientes com IA com mediana de idade de 62 anos (18-84) anos, sendo 87% do sexo feminino e 59% da raça branca. A mediana do índice de massa corporal foi 30,5 (19,2-49,2). A frequência de pacientes com peso normal foi 17,5%, sobrepeso 30,7%, obesidade leve 25,9%, moderada 21% e grave 4,9%. De acordo com a etiologia do IA, 71% de IANF, 20% SAC, 3,2% HAP, 1,9% FEO, 1,3% mielolipoma e 2,6% outras lesões (carcinoma adrenocortical e hiperplasia adrenal congênita). Hipertensão arterial sistêmica estava presente em 78%, pré-diabetes mellitus em 46% e diabetes mellitus em 35,2% . Dislipidemia (hipertrigliceridemia e/ou hipercolesterolemia) foi observada em 74,5%. A frequência de síndrome metabólica (SM), de acordo com as 4 classificações internacionais mais usadas foi: 77,5% segundo a World Health Organization (WHO), 77% considerando a National Cholesterol Education Program- Adult Treatment Panel III (NCEP-ATP III), 82,3% de acordo com a American Association of Clinical Endocrinologists/American College of Endocrinology (AACE/ACE), e 79,7% conforme a International Diabetes Federation (IDF). CONCLUSÃO: Entre os IA, o IANF foi a principal etiologia encontrada, acometendo principalmente mulheres brancas na sétima década de vida. As frequências de IANF, SAC, HAP e FEO foram semelhantes às descritas na literatura. Observamos uma frequência elevada de comorbidades cardiovasculares entre os pacientes com IA, em geral maior do que àquela descrita para a população geral, apontando para um maior risco cardiovascular.

Palavras-chave: Incidentaloma adrenal; Síndrome metabólica; Secreção autônoma de cortisol

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio