Trabalhos Aprovados

Consumo de alimentos com teor proteico entre alunos de rede pública de ensino fundamental do interior do Ceará.



Autor(es): LISBOA, E.P.; BRANDÃO, S.C.; LOPES, V.H.G.; SÁ, E.Q.C; SAMPAIO, T.M.T.; GONÇALVES, I.B.M.; BARROS, M.A.S.; PINTO, Y.A.; FERRAZ, G.B.; ANDRADE, M.M.;
Apresentador(a): ERICH PIRES LISBOA

INTRODUÇÃO O crescimento e o desenvolvimento infantis têm sido reconhecidos como altamente dependentes de energia, proteína e micronutrientes. Nesse contexto, o estado nutricional exerce influência decisiva nos riscos de morbimortalidade, o que torna importante a avaliação da ingesta alimentar dessa população. OBJETIVO Avaliar a prevalência do consumo de carne bovina, carne de frango e peixes de estudantes de escola municipal da cidade de Barbalha-CE. MÉTODO Foram avaliados estudantes do 6º ao 9º ano do colégio selecionado no ano de 2018. Foi realizado sorteio aleatório de 6 turmas, com representação de todas as séries da escola. Foi aplicado questionário simples sobre hábitos alimentares e considerado categoria 1 o consumo <=1x/semana, categoria 2 de 2 a 3x/semana, categoria 3 de 4 a 5x/semana e categoria 5 o consumo >5x/semana e eutrofia o percentil de IMC de 4 a 84, desnutrição ≤ 3 e excesso de peso ≥ 85%, sendo 85-94 sobrepeso e ≥ 95 obesidade. RESULTADOS Foram avaliados 154 estudantes de 10 a 16 anos. Dentre os eutróficos, a maioria consumia carnes bovina e de frango de 2 a 3 vezes por semana, 61,9% e 43,8% respectivamente, ocorrendo o contrário com o consumo de peixes, já que apenas 15,23% dos eutróficos consumia de 2 a 3 vezes por semana. Os desnutridos apresentaram um padrão em que a maioria (53,33%) estava na categoria 1 em relação ao consumo desses alimentos. Entre os com sobrepeso, nenhum consumia esses alimento mais que 5 dias na semana, estando a maioria na categoria 2 com relação a carnes bovina e de frango e na categoria 1 em relação a ingesta de peixe, totalizando 76%, 68% e 84% respectivamente. A maioria dos obesos estavam na categoria 2 de consumo de carnes bovina (78,94%) e frango (36,84%) e na categoria 1 quanto ao peixe (84,21%). CONCLUSÃO A analise do presente estudo mostrou que os alunos consomem carnes bovina e de frango, fontes de proteína animal e ferro, pelo menos semanalmente. Em relação aos pescados, no entanto, os escolares apresentaram baixa ingestão o que pode ser explicado pelo alto preço e pela falta de hábito. O baixo consumo de peixes merece destaque, pois sugere que estes escolares podem não estar atingindo o consumo suficiente de ácidos graxos da série ômega-3, relacionados à prevenção de distúrbios cardiovasculares e câncer.

Palavras-chave: Obesidade; Sobrepeso; Desnutrição

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio