Trabalhos Aprovados

PROJETO ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL NA ESCOLA: TRIAGEM E INTERVENÇÃO ACERCA DO SOBREPESO E OBESIDADE EM ESCOLARES DO INTERIOR DO CEARÁ.



Autor(es): SÁ, E.Q.C; BRANDÃO, S.C.; LOPES, V.H.G.; LISBOA, E.P.; GONÇALVES, I.B.M.; SAMPAIO, T.M.T.; BARROS, M.A.S.; FERRAZ, G.B.; ANDRADE, M.M.; PINTO, Y.A.;
Apresentador(a): EMMANUELA QUENTAL CALLOU DE SÁ

INTRODUÇÃO A obesidade infantil é um importante e crescente distúrbio nutricional. É um quadro multifatorial com consequências de diferentes vertentes: físicas, sociais, econômicas e psicológicas, que podem se estender à vida adulta, como elevação dos níveis lipídicos, desenvolvimento de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial e precipitação de quadros ortopédicos, dermatológicos e do trato respiratório. Assim, a prevenção desponta como forma mais adequada de abordagem desse quadro, sendo a escola um ambiente pertinente como campo de intervenção. OBJETIVO Descrever as ações do Projeto de Extensão Estilo de Vida Saudável na Escola em instituição pública de ensino fundamental no município de Barbalha-CE. MÉTODO A execução envolveu três fases. A primeira consistiu na medição antropométrica de peso e altura de amostra de estudantes selecionada aleatoriamente e identificação dos escolares com diagnóstico de obesidade. A segunda fase incluiu a aplicação de inquérito sobre características socioeconômicas e nutricionais dos alunos e realização de atividades recreativas abordando o tema: produção de mural sobre tipos de alimentos, confecção de livro de receitas saudáveis, sugestão de “lanches verdes”, exibição de documentário e outras. Na última fase, iniciou-se acompanhamento dos alunos em questão no ambulatório de Endocrinologia e Metabologia, assim como avaliação qualitativa e quantitativa da merenda escolar e da prática de atividades físicas. Posteriormente, encaminhou-se relatório à direção da Escola e à Secretaria de Educação do município, compartilhando informações baseadas na coleta. RESULTADO Nos dois anos comparados, a amostra selecionada incluiu 250 crianças da mesma instituição e das mesmas séries. Em 2017, foi identificada uma taxa de 17,52% dos escolares enquadrando-se no diagnóstico de obesidade e de 13% no de sobrepeso. Já em 2018, foi observada uma redução do percentual de obesidade e uma elevação do de sobrepeso, sendo 12,07% e 16,38%, respectivamente. CONCLUSÃO A associação entre características nutricionais, socioeconômicas e antropométricas dos alunos tem contribuído com a caracterização epidemiológica local do tema. Foi possível supor que houve uma diminuição global dos IMC, com provável migração de alunos do grupo com obesidade para o com sobrepeso. Com base nisso e na recepção positiva das atividades e sugestões, acredita-se que o projeto em questão tem conseguindo intervir na realidade nutricional do nicho abordado.

Palavras-chave: Obesidade; Sobrepeso; Desnutrição

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio