Trabalhos Aprovados

Paraganglioma de Tireoide



Autor(es): Oliveira ES; Ribeiro FSF; Cunha RA; Guimaraes ROB; Ostuzzi LG; Abdon CM;
Apresentador(a): EDVALDO SOUZA DE OLIVEIRA JUNIOR

APRESENTAÇAO DO CASO: Mulher de 44 anos procurou atendimento com queixas relacionadas a nódulo tireoidiano, descoberto 06 anos antes. Na primeira consulta, referiu aumento do volume cervical associado a desconforto mecânico compressivo, rouquidão, disfagia e perda ponderal. Ao exame físico, a tireoide estava aumentada, principalmente em lobo esquerdo, às custas de nodulação móvel, elástica e indolor, sem linfadenomegalias associadas. A dosagem dos hormônios tireoidianos estava normal. Na USG de tireoide, os achados foram: glândula heterogênea com nódulo sólido em lobo esquerdo de contornos regulares, vascularização central e dimensões 5,1x3,4x4,0cm. Em PAAF, os achados foram compatíveis com lesão proliferativa folicular. A paciente foi encaminhada para cirurgia de cabeça e pescoço, tendo sido submetida a lobectomia tireoidiana à esquerda. O anatomopatológico encontrou: tumor folicular de potencial maligno incerto, disposto em foco único, com medidas de 6,8x 5,0 cm, parcialmente envolvido por cápsula, sem presença de infiltração vascular e linfática; as margens cirúrgicas estavam livres. Na imuno-histoquímica, os achados foram compatíveis com paraganglioma. O tratamento seguiu com tireidectomia à direita e reposição com levotiroxina. Foram solicitadas cintilografia com MIBG, dosagens de metanefrinas e catecolaminas urinárias de 24h, cromogranina A, dentre outros exames. Os resultados estavam normais. Paciente segue estável, sem queixas clínicas relacionadas a paraganglioma.
DISCUSSÃO: Os paragangliomas (PGLs) são tumores neuroendócrinos raros de localização extra-adrenal com origem no sistema nervoso simpático e parassimpático. OS PGLs simpáticos derivam de células cromafins e podem secretar catecolaminas, localizando-se maoritariamente na região abdominal. Os PGLs parassimpáticos têm origens em células não cromafins, são geralmente não funcionantes e localizam-se mais frequentemente na cabeça e pescoço. A maioria dos PGLs é benigna, no entanto, 15 a 35% podem ser malignos. A cirurgia é o tratamento de eleição pelo potencial de cura definitiva. A recorrência dos PGLs pode ocorrer até 20 anos após surgimento, por isso, o segmento deve ocorrer por toda vida, incluindo avaliação clínica, bioquímica e radiológica.
COMENTÁRIOS FINAIS: O PGL de tireóide, embora raro, deve estar presente no diagnóstico diferencial das tumorações cervicais. Neste caso, o achado da imuno-histoquímica surpreendeu por sua raridade.


Palavras-chave: Paraganglioma; Tireoide; Tumoraçao cervical

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio