Trabalhos Aprovados

Perfil epidemiológico da antropometria de crianças e adolescentes estudantes de rede pública de ensino fundamental do interior do ceará.



Autor(es): LISBOA, E.P.; BRANDÃO, S.C.; LOPES, V.H.G.; SÁ, E.Q.C.; SAMPAIO, T.M.T.; GONÇALVES, I.B.M.; BARROS, M.A.S.; PINTO,Y.A.; FERRAZ, G.B.; ANDRADE, M.M.;
Apresentador(a): ERICH PIRES LISBOA

INTRODUÇÃO Segundo a Organização Mundial da Saúde o número de crianças e adolescentes de cinco a dezenove anos obesos em todo o mundo aumentou dez vezes nas últimas quatro décadas, caracterizando uma epidemia mundial. A associação da obesidade com alterações metabólicas, como a dislipidemia, a hipertensão e a intolerância à glicose pode ser observada frequentemente na faixa etária mais jovem. OBJETIVO Avaliar a prevalência do excesso de peso em estudantes de escola de ensino fundamental da cidade de Barbalha-CE. MÉTODOS Foram avaliados estudantes do 6º ao 9º ano do colégio selecionado no ano de 2018 por meio de sorteio aleatório de 10 turmas, com representação de todas as séries. Os dados antropométricos mensurados foram peso e altura e o índice de massa corporal (IMC) foi calculado. Considerou-se eutrofia o percentil de IMC de 4 a 84, desnutrição ≤ 3 e excesso de peso ≥ 85%, sendo 85-94 sobrepeso e ≥ 95 obesidade. RESULTADOS Foram avaliados 232 estudantes de 10 a 16 anos, predominando o sexo feminino (51,29%). Conforme a classificação do IMC, 67,24% dos escolares encontravam-se eutróficos, 4,31% com baixo peso, 16,38% com sobrepeso e 12,07% com obesidade, sendo que 9,48% apresentavam percentil de IMC ≥ 99%. O excesso de peso esteve presente em 23,00% dos alunos do sexo masculino e em 33,61% do feminino e a desnutrição em 6,19% dos meninos e 2,52% das meninas. CONCLUSÃO Considerando a análise realizada, verificou-se que uma parcela importante dos escolares apresenta excesso de peso. Além disso, apesar da baixa porcentagem de alunos abaixo do peso nessa escola, é relevante ressaltar que a desnutrição pode comprometer o desenvolvimento físico e mental. Diante do que foi apresentado, percebe-se a importância da implementação de medidas intervencionistas no combate e na prevenção a este distúrbio nutricional em crianças e adolescentes.

Palavras-chave: Obesidade; Desnutrição; Sobrepeso

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio