Trabalhos Aprovados

Impacto social da Obesidade: A influência da obesidade nos benefícios por incapacidade



Autor(es): Pinheiro GCL; Silva MA; Barreira DAM; Morais ALO;
Apresentador(a): MARCELA ASSUNÇÃO SILVA

Introdução: A obesidade é uma doença crônica que está fortemente associada a um aumento na mortalidade e morbidade. A etiologia da obesidade é complexa e multifatorial, resultando da interação de genes, ambiente, estilos de vida e fatores emocionais. O ambiente moderno é um potente estímulo para a obesidade. Em adultos, o excesso de peso é definido como um índice de massa corporal (IMC) de 25 kg / m2 a 29 kg / m2 e a obesidade como um IMC superior a 30 kg / m2. O índice de Massa Corporal alto ocupa a terceira posição no ranking de fatores de risco que mais causam morte e incapacidades combinados, com aumento de 29,7% entre 2007 a 2017, sendo o fator de risco que teve a maior taxa de crescimento dos fatores registrados no ranking. Objetivo: Investigar a relação entre a obesidade e a saída da força de trabalho, avaliando a prevalência dos benefícios por incapacidade (BI) concedidos pela Previdência Social devido a Obesidade. Métodos: Foram analisados os dados estatísticos da previdência social sobre o acompanhamento mensal dos benefícios auxílios-doença previdenciário concedidos de acordo com os códigos da Classificação Internacional de Doenças, CID-10: E-66, o período estudado foi de 2007 a 2017. Resultados: As Informações Estatísticas Relativas à Segurança e Saúde Ocupacional foram analisadas e encontrado um aumento substancial na prevalência de obesidade na concessão dos benefícios por incapacidade. Em 2007 a obesidade através do registro do CID E-66 correspondia a 0,003% do total de BI e em 2017 a 0,68% do total dos benefícios auxílio-doença, com um aumento na prevalência nesse período de 10 anos em 208%. A quantidade de benefícios por incapacidade concedidos ao ano devido a Obesidade aumentou de 62 em 2007 para 13.681 em 2017. Conclusão: Um aumento contínuo na força dessa associação apoia a preocupação de que a obesidade elevada aumentou o risco de benefícios por incapacidade. Estratégias globais de saúde significativas devem reduzir a morbimortalidade associada à epidemia da obesidade. Assim, programas abrangentes que visam a promoção da saúde para prevenir a obesidade e o excesso de peso são importantes para facilitar o emprego sustentado e proteger os trabalhadores contra a saída prematura do emprego remunerado.


Palavras-chave: Obesidade; Incapacidade laboral ; Auxílio-doença

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio