Trabalhos Aprovados

RELAÇÃO ENTRE DIABETES E DEPRESSÃO: UMA ANÁLISE DE DADOS DE BASE POPULACIONAL NA CIDADE DE CURITIBA-PR



Autor(es): Ludwig MV; Silva AC; Cardoso JL; Rosa NG; Arruda PM; Cavalcanti AM; Filho RP; Moyses ST; Volaco A;
Apresentador(a): Maria Vitória David Ludwig

Introdução: A prevalência de distúrbios mentais em pacientes com diabetes mellitus (DM) é equivalente à da população geral. Tem sido questionado o aumento de distúrbios depressivos em pacientes com DM. Objetivo: Avaliar a prevalência de depressão em indivíduos com DM, glicemia de jejum alterada (GJA) e normoglicemia (NG). Correlacionar o escore Patient Health Questionnaire (PHQ) com idade, renda, escolaridade e IMC. Método: Estudo transversal de base populacional, estratificado por grupo etário, em Curitiba-PR. O diagnóstico de DM foi dado por diagnóstico médico prévio e/ou glicemia capilar de jejum ≥126 mg/dL; GJA se entre 100 e 125 mg/dL e NG se <100 mg/dL. Avaliamos a presença de depressão com o PHQ. O diagnóstico de depressão foi definido por PHQ ≥10 ou morbidade referida (diagnóstico prévio e uso de medicação prescrita). Os dados foram avaliados pelo programa IBM SPSS Statistics, versão 25. Resultados: Foram avaliados 1103 indivíduos com idade média de 49±17,4 anos; escolaridade média de 11±5,7 anos; IMC médio de 27,7±5,3kg/m2 e escore médio de PHQ 3,8±4,5. Quanto ao metabolismo de carboidratos (CH), 152 (13,8%) apresentavam DM, 214 (19,4%) GJA e 737 (66,8%) NG. Depressão estava presente em 194 (17,6%) indivíduos, 128 (11,6%) tinham diagnóstico médico e faziam uso de antidepressivo e 109 (9,9%) tinham PHQ ≥ 10, 43 tinham ambos. Dos indivíduos com depressão, 36 (23,7%) tinham DM, 39 (18,2%) GJA e 119 (16,1%) NG, sem diferença significativa (p=0,082). Quando comparados apenas os indivíduos diabéticos (152) e os sem DM (GJA e NG), a presença de depressão ocorreu em 36 (23,7%) e foi significativamente maior do que nos sem DM, 158 indivíduos (16,6%) (p=0,034). O PHQ apresentou correlação inversa fraca, porém significativa com idade (r–0,091), escolaridade (r–0,102) e renda (r–0,151), mas não com o IMC. Conclusão: Não houve diferença na prevalência de depressão quando avaliada por alteração no metabolismo de CH (DM, GJA e NG), apenas quando comparada entre indivíduos com DM e os demais. O PHQ teve correlação inversa com idade, escolaridade e renda. Não identificamos maior prevalência de depressão em indivíduos com GJA ou, talvez, o PHQ não seja capaz de identificar indivíduos de risco nessa situação. O diagnóstico de depressão pode determinar pior prognóstico em indivíduos diabéticos e, por isso, a identificação precoce e o tratamento adequado podem trazer benefícios aos pacientes, o que motiva a elaboração de mais estudos para esclarecer a correlação.

Palavras-chave: Diabetes mellitus tipo 2; Depressão; PHQ

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio