Trabalhos Aprovados

A MULHER DIABÉTICA E SUAS LIMITAÇÕES PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA



Autor(es): ALVES JVM; Silva DDB; Purim KSM;
Apresentador(a): Jean Vitor Martins Alves

Introdução: O diabetes mellitus é uma doença que quando associada ao sedentarismo pode gerar pior prognóstico. O Brasil ocupa a quarta posição dentre os países com maior número de diabéticos, sendo estimada uma prevalência maior nas mulheres. Saber quais são as barreiras que incapacitam a mulher diabética a praticar atividade física é necessário. Este conhecimento pode melhorar a forma com que o profissional de saúde estimula e aborda a prática de atividade física desta população. Como consequência, haverá maior prevenção de complicações e melhor controle do diabetes destas mulheres.

Objetivo: Investigar as limitações para a prática de atividades físicas de mulheres diabéticas tipo II.

Método: Estudo descritivo transversal feito entre janeiro de 2017 a julho de 2018, com população alvo de mulheres portadoras de Diabetes Mellitus tipo II de Curitiba-PR. A amostra foi de 111 mulheres, selecionadas por conveniência. Foi empregado questionário, composto de dezenove questões que serviu para analisar os motivos individuais e identificar quais barreiras são comuns a este público. O instrumento também abordou detalhes sociodemográficos e da comorbidade. As respostas foram obtidas por meio de cinco alternativas que continham as opções: nunca; raramente; às vezes; quase sempre e sempre. Foi considerado barreira percebida as questões com resposta quase sempre e sempre.

Resultados: A amostra foi composta por 111 mulheres com faixa etária média de 65,3 anos e média de índice de massa corporal de 28,3 kg/m². A maioria das participantes teve o diagnóstico da doença no intervalo de 1 a 10 anos atrás (66,6%) e possuíam grau de escolaridade em ensino fundamental incompleto (40,5%). Mais da metade das entrevistadas são portadoras de hipertensão arterial sistêmica (55,8%). As barreiras percebidas à prática regular de atividade físicas com maior frequência foram cansaço físico (38,7%), dores leves ou mal-estar (31,5%), falta de interesse em praticar (31,5%), lesões físicas anteriores/atuais (30,6%) e medo de se lesionar (28,8%).

Conclusão: As principais limitações para a prática de atividade física foram referentes ao estado físico (cansaço físico, dores e lesões) e comportamental (falta de interesse e medo de lesão). Saber como manejar estes obstáculos é fundamental para favorecer o tratamento e melhorar a qualidade de vida das diabéticas.


Palavras-chave: Diabetes Mellitus; Estilo de vida; Atividade física

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio