Trabalhos Aprovados

Hiperparatireoidismo Primário diagnosticado durante gestação em paciente com crise hipercalcêmica



Autor(es): Oliveira ACDC; Querido MCOD; Gamito MT; Kurata LM; Carvalho LLC;
Apresentador(a): Ana Cecília Dornelas Camara de Oliveira

Trata-se de uma paciente de 24 anos, gestante de 13 semanas, que recorreu ao serviço de urgência apresentando quadro de crise hipercalcêmica, caracterizada por pancreatite aguda, vômitos, desidratação, dor abdominal e alteração do estado de consciência. Após a dosagem do cálcio sérico (13,8 mg/dL) e paratormônio (463 pg/mL) foi diagnosticada crise hipercalcêmica secundária a Hiperparatireoidismo Primário (HPP). As medidas para o controle sintomático foram hidratação, diurético de alça e calcitonina. Submetida a paratireoidectomia no segundo trimestre de gestação, apresentou resultado anatomopatológico compatível com hiperplasia de paratireoide. Após a cirurgia houve resolução do quadro clínico e laboratorial sem implicações materno-fetais. O HPP é uma desordem hipercalcêmica causada por aumento da secreção do paratormônio (PTH) por uma ou mais glândulas paratireoidianas. Sua principal característica é a presença de níveis elevados de cálcio sérico associado aos níveis elevados ou inapropriados de PTH. Apesar do HPP ser uma endocrinopatia comum, é raro sua ocorrência durante a gestação. As complicações materno-fetais ocorrem em até 67% dos casos, sendo a nefrolitíase a situação mais frequente. A pancreatite secundária à hipercalcemia complica 7% das gestações. A crise hipercalcêmica durante a gestação causa aumento da morbimortalidade perinatal por prematuridade, restrição de crescimento intrauterino e tetania neonatal. O tratamento sintomático da hipercalcemia inicia-se com hidratação para restauração do espaço extracelular, seguido por administração de furosemida para aumentar a calciurese. A calcitonina pode ser útil na estabilização da calcemia. Bisfosfonatos são contraindicados na gestação. A exploração cirúrgica com retirada da paratireoide funcionante é o único tratamento definitivo no HPP, sendo a crise hipercalcêmica indicação absoluta para tal procedimento durante a gestação. Em suma, a conduta escolhida foi a paratireoidectomia, por ser o único tratamento definitivo para o Hiperparatireoidismo Primário, normalizando a crise hipercalcêmica prejudicial na gestante.

Palavras-chave: Hiperparatireoidismo Primário; Gestação

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio