Trabalhos Aprovados

DOENÇA DE CUSHING COMPLICADA COM EXCELENTE RESPOSTA AO TRATAMENTO COMBINADO COM PASIREOTIDE E CABERGOLINA



Autor(es): Pinheiro IO; Forte LB; MADEIRA MP; AMARAL CL; ARAUJO JS; AMANCIO SA; Veras VR; CASTRO JDV; VIEIRA CAFA; Quidute ARP;
Apresentador(a): Isabelly de Oliveira Pinheiro

Apresentação de caso:Mulher, 24 anos, com diagnóstico doença de cushing, macroadenoma hipofisário (1,9 x 1,8cm) submetida à primeira cirurgia transesfenoidal (CTE) em setembro/2015, com retirada parcial da lesão. Persistiu com quadro de hipercortisolismo, sendo realizado mais 02 CTE´s no intervalo de 6 meses. Entre o segundo e o terceiro procedimento foi detectado a presença de bola fúngica e após última CTE´s apresentou fístula liquórica e meningite. A paciente manteve presença de lesão de 1,4 x1,3x1,0cm, com invasão de seio cavernoso e estenose de artéria carótida interna, porém se recusou a novo procedimento cirúrgico, devidos a inúmeras complicações. Na época persistia com clínica de hipercortisolismo e exames evidenciaram: cortisol livre urinário (Quimio) 294,9/ 175,7/ 150,3ug/24 horas (VR:58,00 a 403,00 ug/24 horas). Em agosto de 2018, iniciou uso de cabergolina 1mg/semana e cetoconazol 600mg/dia. Evoluiu com melhora parcial dos sintomas, porém apresentou sintomas gástricos, sendo suspenso o cetoconazol. Em outubro de 2018, em uso de cabergolina, apresentou cortisol livre urinário (Quimio) 189,7/ 131,5 (VR:58,00 a 403,00 ug/24 horas), Cortisol salivar ás 23:00h 0,130 ug/dl (VR < 0,274ug/dl), ACTH (Quimio) 50,7pg/ ml(VR< 46pg/ ml). Em novembro de 2018 foi associado o pasireotide 600µg/dia, e após 3 meses evoluiu com melhora clínica significativa, redução tumoral importante, estimada em 90%, e diminuição da cortisolúria - Cortisol livre urinário(Quimioluminescente automatizado- 3 amostras) – 90,30/ 106/ 99ug/24 horas(VR:58,00 a 403,00 ug/24 horas). Discussão- Dados da literatura demonstram que o pasireotide proporciona diminuição nos níveis de UFC, bem como melhorias nos sinais e sintomas clínicos, incluindo peso corporal e pressão arterial. Além disso, é o único tratamento medicamentoso que tem ação de promover redução do volume tumoral em pacientes com doença de cushing, devido ao seu efeito antiproliferativo, devendo assim ser particularmente benéfico em pacientes com massa tumoral clinicamente relevante e/ou progressão tumoral. Comentários finais- Relatamos um caso de doença de cushing, refratária após a realização de três CTE, com complicações pós- cirúrgicas, que geralmente promovem resistência à realização de nova abordagem. Observamos a uma excelente resposta do volume tumoral, controle clinico e hormonal após o tratamento combinado do pasireotide e cabergolina.

Palavras-chave: pasireotide; cushing; tratamento

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio