Trabalhos Aprovados

PERFIL DOS PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA BARIÁTRICA QUE TIVERAM REGANHO DE PESO EM UM HOSPITAL TERCIÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ



Autor(es): Bezerra CSM; Peter CM; Quidute ARP; Babadopulos RFAL;
Apresentador(a): Claudia Melo Peter

INTRODUÇÃO: A obesidade é uma condição metabólica, crônica e multifatorial associada a diversas doenças, como diabetes mellitus, doença cardiovascular e câncer. O aumento de sua prevalência preocupa em termos de saúde pública. Em 2014, cerca de 30% da população mundial apresentava sobrepeso e obesidade, seguindo a incidência nesse ritmo estima-se que quase metade da população mundial apresentará sobrepeso e obesidade em 2030. Mudanças comportamentais, dietéticas e tratamento medicamentoso são os pilares na abordagem da obesidade, mas por vezes apresenta resultado limitado. Dessa forma, cirurgia bariátrica mostra-se um tratamento efetivo nos casos de obesidade mórbida, trazendo como benefícios: manutenção da perda de peso, redução do risco cardiovascular, melhora da qualidade de vida, entre outros. OBJETIVO: Avaliar as variações de peso durante o seguimento de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica em um serviço de obesidade de um hospital terciário na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. MÉTODO: O estudo foi retrospectivo, através de consulta de registros em prontuários. A amostra foi selecionada considerando a assiduidade dos pacientes às consultas médicas com endocrinologista e com cirurgião. RESULTADOS: Foram selecionados 18 pacientes, dos quais 13 foram submetidos a cirurgia por Bypass gástrico em Y de Roux(BGYR) e 5 a Gastrectomia em Sleeve(GS). Em quase sua totalidade composta por mulheres, com exceção de 1 homem. A média de idade foi de 47,2 ± 7,9 anos no BGYR e 45,0 ± 9,2 anos na GS. A média do índice de massa corpórea no início do acompanhamento foi de 48,5 ± 5,0 kg/m² no grupo do BGYR e 51,7 ± 7,8 kg/m² no grupo da GS. 50% dos pacientes perderam mais de 10 kg antes da cirurgia. A média de perda de peso após o BGYR foi de 38,0 ± 9,7 kg comparado a 33,9 ± 11,2 kg da GS, equivalente a 77 ± 17,8% e 74,2 ± 32,5%, respectivamente, do excesso de peso. O reganho de peso no seguimento foi de 23,7 ± 7,7 % no BGYR e 21,5 ± 10,7% no Sleeve. Diante do reganho os pacientes foram submetidos a terapia medicamentosa, observando uma perda de peso de 7,3 ± 4,7 kg no BGYR e 8,3 ± 7,0 kg no Sleeve, durante acompanhamento. CONCLUSÃO: Diante dos dados observa-se uma boa resposta na perda de peso dos pacientes submetidos a cirurgia bariátrica. O reganho de peso é uma condição comum, tornando de extrema importância o seguimento dos pacientes no pós-operatório com profissionais especializados, a fim de obter melhor eficácia, com redução da morbidade e mortalidade.

Palavras-chave: Obesidade; Cirurgia Bariátrica; Perda de Peso

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio