Trabalhos Aprovados

Hemangioma cavernoso como incidentaloma adrenal: relato de caso



Autor(es): MADEIRA MP; PINHEIRO IO; Forte LB; Soares CEL; VERAS VR; GONÇALVES NS; Leitão Júnior AS; Aguiar PMF; Hirth CG; QUIDUTE ARP;
Apresentador(a): MAYARA PONTE MADEIRA

Caso clínico: Mulher, 63 anos, encaminhada por detecção de nódulo adrenal em USG de abdome (formação expansiva heterogênea no espaço hepatorrenal direito, em contato com a superfície do fígado e com o polo superior do rim ipsilateral). Presença de massa abdominal palpável em quadrante inferior direito, pressão arterial (180x 80mmHg). Diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2 há 6 anos, hipertensão arterial há 19 anos. Em uso de anti-hipertensivos (tiazídico e IECA) e antidiabéticos orais. TC de abdome com volumosa formação expansiva (7,4x7,1x6,8cm) heterogênea na adrenal direita, conteúdo central hipodenso, contornos regulares, discretas calcificações periféricas, realce globuliforme, medindo 7,4x7,1x6,8cm. Para investigação por indicação cirúrgica e hipertensão coletados: metanefrinas e catecolaminas urinárias (1520ml): Normetanefrinas: 285,8mcg/24h (VR até 732), Metanefrinas: 148,3 mcg/24h (VR até 280), Adrenalina: 12 mcg/24h (até 27), Noradrenalina: 35,4mcg/24h (até 97), Dopamina: 297mcg/24h (até 540); Metanefrinas plasmáticas: Normetanefrinas: 94,16 pg/mL (VR até 180), Metanefrinas: 72,13 pg/mL (VR até 90); cortisol pós 1mg de dexametasona < 1,0 ug/dL (VR < 1,8); aldosterona 13,9 ng/dL (1-16), atividade de renina 0,4ng/ml/h (0,4-0,7), relação aldosterona/atividade de renina 34,75 ng/dL/ng/ml/h e potássio 5,0 mU/L (3,5-5,0). Função renal normal. Não concordou com teste confirmatório. Submetida a adrenalectomia D por videolaparoscopia. Cortes histológicos demonstram lesão revestida por cápsula fibrosa, constituída por múltiplos canais vasculares, por vezes dilatados, revestidos por camada única de endotélio, sem atipia. Extensas áreas de hemorragia com acúmulo de fibrina. Compatível com hemangioma cavernoso. Discussão: Hemangioma cavernoso adrenal é entidade rara, descrita pela primeira vez em 1950. À microscopia são caracterizados por espaços vasculares dilatados com revestimento endotelial mostrando áreas de degeneração. A clínica é geralmente vaga e avaliado como incidentaloma. A maioria são tumores não funcionantes. Três casos até o momento com secreção de catecolaminas e aldosterona. Houve prejuízo na detecção de hiperaldosteronismo, pois não realizou o teste confirmatório. Comentários finais: Hemangioma adrenal é doença rara, mas deve ser incluído no diagnóstico diferencial de lesões adrenais. A ressecção cirúrgica geralmente é necessária para excluir doença maligna e resolver sintomas relacionados à compressão local de estruturas adjacentes.

Palavras-chave: HEMANGIOMA ADRENAL; INCIDENTALOMA ADRENAL

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio