Trabalhos Aprovados

Impacto da adiposidade sobre a densidade mineral óssea em mulheres obesas com indicação para cirurgia bariátrica



Autor(es): CARVALHO NNC; MARTINS VJB; DA SILVA G; MODESTO FILHO J; HOLANDA NCP; PIMENTA FCF; ALVES JLB;
Apresentador(a): NARA NÓBREGA CRISPIM CARVALHO

Atualmente, a relação entre obesidade e massa óssea tem sido estudada. A obesidade desempenha um duplo papel, promovendo o aumento da massa óssea através de carga mecânica; e, ao mesmo tempo, a adiposidade excessiva gera um estado pró-inflamatório, favorecendo o acúmulo de gordura nos ossos e, assim, suprimindo a osteoblastogênese. Objetivo: avaliar a associação de porcentagem de gordura corporal (PGC), perfil metabólico e marcador inflamatório com densidade mineral óssea (DMO) em mulheres obesas com indicação para cirurgia bariátrica (CB). Métodos: Tratou-se de um estudo transversal com 62 mulheres obesas (18-60 anos de idade), pertencentes ao ambulatório de CB do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e de clínicas particulares, João Pessoa-Brasil, realizado entre março e setembro de 2018. O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HULW da Universidade Federal da Paraíba (referência 80984817.9. 0000.5183). A PGC foi avaliada por bioimpedância (inbody-370), DMO por absorciometria com raios-x de dupla energia (modelo Lunar 8743, Medical Systems Lunar, Madison, EUA). Além disso, avaliamos: glicemia de jejum (GJ), hemoglobina glicada (HbA1c), homeostatic model assessment-insulin resistance (HOMA-IR), insulina plasmática, colesterol total, low density lipoprotein (LDL), high density lipoprotein (HDL), triglicerídeos e proteína C-reativa ultra-sensível (PCRu). O coeficiente de correlação de Pearson foi utilizado para examinar a relação entre PGC e parâmetros laboratoriais com DMO em coluna, colo e fêmur total. As análises foram realizadas usando o programa SPSS versão 20 (IBM Corp., Armonk, NY). Resultados: As participantes apresentaram idade média: 39.53 ± 8.99 anos, peso: 108.6 ± 13,86 kg, índice de massa corporal: 42.6 ± 4.64 kg/m2 e PGC: 51.85 ± 3.32%. A PGC correlacionou-se negativamente com a DMO, T-score e Z-score de todos os segmentos avaliados; coluna lombar L1-L4: DMO (r= -0.417, p=0.002), T-score (r=-0.406, p=0.003) e Z-score (r=-0.435, p=0.001); colo: DMO (r= -0.473, p<0.001), T-score (r=-0.475, p<0.001) e Z-score (r=-0,536, p<0.001); fêmur: DMO (r= -0.376, p=0.007), T-score (r=-0,377 p=0.06) e Z-score (r=-0,402, p=0.003). Por outro lado, GJ, HbA1c, HOMA-IR, insulina plasmática, colesterol total, LDL, HDL, triglicerídeos e PCRu não se correlacionaram com nenhum dos segmentos ósseos avaliados. Conclusão: Nesse estudo, a PGC mostrou-se um bom indicador para a avaliação do impacto negativo da adiposidade sobre a DMO.

Palavras-chave: Obesidade; Massa óssea; Densidade mineral óssea

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio