Trabalhos Aprovados

Aplicação do MODY Probability Calculator em coorte de 209 brasileiros com diagnóstico de diabetes mellitus abaixo de 35 anos



Autor(es): Magalhaes ALF; Motta FT; Alcântara AEE; Franco PC; Cabral HR; Costa RHS; Costa-Riquetto AD; Santana LS; Teles MG;
Apresentador(a): Áurea Luiza Fernandes Magalhães

Introdução: Shields et al., 2012 desenvolveram um modelo de predição da probabilidade de MODY (MODY Probability Calculator) utilizando uma combinação de dados clínico-laboratoriais oriundos de pacientes com diagnóstico de diabetes mellitus (DM) antes dos 35 anos de idade. O cut-off observado de probabilidade discriminatória (DM1xDM2xMODY) com sensibilidade >= 80% e especificidade >= 90% foi de 50%. Este modelo de predição, entretanto, foi validado apenas em indivíduos caucasianos de origem europeia. Objetivo: Utilizar a ferramenta MODY Probability Calculator para verificar a probabilidade de MODY em um grupo de indivíduos brasileiros com diagnóstico de DM antes dos 35 anos de idade. Métodos: Foram avaliados 209 indivíduos com DM diagnosticado antes dos 35 anos de idade: 46 pacientes com MODY, 133 com DM1 e 30 com DM2. O primeiro grupo é formado por indivíduos com diagnóstico genético confirmado de MODY (32 MODY GCK e 14 MODY HNF1A). Pacientes que iniciaram insulinoterapia com menos de 6 meses do diagnóstico foram considerados como portadores de DM1 e aqueles que não preenchiam este critério como DM2. Os dados clínico-laboratoriais foram obtidos em análise retrospectiva de prontuário médico. Para aplicação do modelo de probabilidade de MODY utilizamos o aplicativo “Diabetes Diagnostics” da Universidade de Exeter, Reino Unido. A inferência estatística das probabilidades entre os grupos foi realizada utilizando os testes de Kruskal-Wallis (DM1xDM2xMODY) e Dunn (par em par). Resultados: De acordo com o Teste de Kruskal-Wallis os resultados de probabilidade foram estatisticamente diferentes entre os 3 grupos (p< 0,001). A mediana dos resultados no grupo de MODY foi 75,5% (Q1 75,5 – Q3 75,5) e de 0,7% (Q1 0,7 - Q3 1,9) e 4,6% (Q1 4,6 – Q3 4,6) nos grupos de DM1 e DM2, respectivamente. As comparações entre os pares (Teste de Dunn) também apresentaram diferenças estatisticamente significativas nos valores de probabilidade: DM1xMODY (p<0,05); DM2xMODY (p<0,05) e DM1xDM2 (p<0,05). Conclusão: O modelo de predição da probabilidade de MODY (MODY Probability Calculator) foi capaz de diferenciar, de maneira estatisticamente significativa, este subtipo raro de DM dos demais (DM1 e DM2) em indivíduos brasileiros com diagnóstico abaixo dos 35 anos de idade. Estudos com uma amostragem maior, entretanto, são necessários para determinação de valores de sensibilidade, especificidade e cut-off ideal de probabilidade para indicação do teste genético em nossa população.

Palavras-chave: MODY; MODY Probability Calculator; Diabetes mellitus

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio