Trabalhos Aprovados

Tireotoxicose associada a mola hidatiforme completa com níveis extremamente altos de BHCG em gestação gemelar: relato de caso



Autor(es): Saraiva, MFM; Maia, LMN; Leão, FAA; Castro, LL; Alkmim, NR; Rajão KMAB; Soares, BS;
Apresentador(a): Beatriz Santana Soares Rocha

Apresentação do caso: G.P.S.O, sexo feminino, 28 anos, hígida, primigesta. Histórico de múltiplas internações por hiperêmese gravídica grave, desde a 10 ª semana de gestação. Ultrassonografia obstétrica (USG) realizada com 15 sem 4 dias revelou sinais característicos de degeneração molar, mas com segundo feto viável e sem alterações. Revisão laboratorial mostrou elevação importante de BHCG: 2.458.600 ng/dL, supressão de TSH: 0,02 mUI/L (VR: 0,2-3,0) e aumento de T4L: 5,01 ng/dL (VR: 0,78-2,19). Paciente clinicamente eutireoidiana e com bócio difuso. Iniciado Metimazol 20mg devido ao aumento considerável do T4L. Internada 2 semanas depois para propedêutica materno-fetal, sendo repetida função tireoidiana: TSH <0,015mUI/L; T4L: 3,21 ng/dL; T3: 7,74 ng/dL (VR: 2,77-5,27). Submetida a nova USG que confirmou o diagnóstico de mola hidatiforme completa, com proposta de interrupção da gestação. Paciente negou-se a interromper a gravidez, optando por aguardar a viabilidade do feto sadio, apesar de informada sobre todos os riscos associados à manutenção da gestação. Evoluiu para abortamento espontâneo 5 dias depois, sendo submetida a curetagem. Último BHCG: 1.700.000 ng/dL. Segue em acompanhamento ambulatorial, sendo reduzida a dose do metimazol, com proposta de controle rigoroso da função tireoidiana e dos níveis de BHCG.
Discussão: A gestação molar faz parte de um grupo de doenças que se originam de tecido placentário, com potencial para malignização. A tireotoxicose associada a essa entidade se apresenta normalmente após o primeiro trimestre, sendo consequente à elevação sustentada do BHCG. Isso ocorre provavelmente devido a homologia molecular existente entre o HCG e o TSH, agindo o primeiro como estimulador do tecido tireoidiano. A resolução do quadro se dá com a resolução da doença trofoblástica e queda do BHCG sérico. Porém, pacientes sintomáticas, com doença moderada a grave ou que apresentem valores de T4 livre ou T3 1,5 vezes acima do limite superior da normalidade se beneficiam do tratamento específico, sendo as tionamidas a primeira opção. Betabloqueadores podem ser usados como sintomáticos.
Comentários Finais:  A raridade do caso acima se dá pela presença de altos níveis séricos de BHCG em gestação gemelar com um feto viável. A discussão ética sobre a necessidade de interrupção da gravidez constitui um desafio na condução do caso. A redução da dose do antitireoidiano até a sua suspensão deve ser feita de acordo com a queda dos níveis BHCG.


Palavras-chave: tireotoxicose; mola hidatiforme; BHCG

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio