Trabalhos Aprovados

Prevalência de recém-nascidos grandes para a idade gestacional em filhos de mães diabéticas em um serviço público terciário de Minas Gerais



Autor(es): Rajão, KMAB; Fróes, LP; Souza, MR;
Apresentador(a): Kamilla Maria Araújo Brandão Rajão

INTRODUÇÃO: O diabetes mellitus (DM) na gestação está associado ao nascimento de recém-nascidos (RN) grandes para a idade gestacional (GIG), sendo a prevalência de 4,1% a 30,1% no Brasil. OBJETIVOS: Conhecer a prevalência e características da população de gestantes diabéticas acompanhadas em serviço público terciário de Minas Gerais. MÉTODO: Análise de dados de prontuários de 171 gestantes com diabetes prévio e gestacional (DMG), acompanhadas entre Jan/2017 e Jun/2018: características clínico-laboratoriais, via de parto e condições do RN. A classificação de GIG (peso fetal estimado ≥p90 ao nascer) foi realizada conforme tabelas da OMS (2017) e do INTERGROWTH-21st (2017). Médias foram comparadas pelo teste t de Student, medianas pelo Mann-Whitney e proporções pelo qui-quadrado, com significância estatística para p<0,05. Trabalho aprovado pelo comitê de Ética. RESULTADOS: A mediana de idade materna foi 33 anos, sendo reportados 21,6% de GIG (tabela OMS) e 32,2% (Intergrowth-21st). O IMC médio foi 30,8±6,8 Kg/m2 (29,2% sobrepeso, 47,4% obesidade). No total, 38% eram diabéticas prévias e 62% DMG; apenas 25,1% planejaram a gestação atual, sendo 25% das gestantes previamente diabéticas admitidas no 1ºT e 25% no 3ºT. A mediana de ganho de peso na gestação foi 7,2 Kg (18% ganharam além do desejável). Em 48% dos casos havia história familiar de DM, e 12,3% de história prévia de macrossomia. A HbA1c foi de 7,4% no 1ºT, 5,7% no 2ºT e 5,6% no 3ºT. Hipertensão foi reportada em 22,2% como prévia e 5,8% como gestacional. Houve 12,3% de casos de macrossomia prévia. 11,7% dos RN nasceram pré-termo. Complicações neonatais ocorreram em 41,5%, sendo 4,1% natimortos. Cesárea ocorreu em 60,2% dos casos (mediana de 38 semanas). As gestantes com DM prévio apresentaram maiores níveis de glicemia de jejum e HbA1C nos 3 trimestres, assim como maior taxa de GIG e de cesáreas, em relação às gestantes com DMG, apesar de menor IMC médio e menor IG ao parto. CONCLUSÃO: Gestantes com DM prévio apresentaram piores medidas de controle glicêmico, implicando em maiores taxas de parto cesáreo e GIG ao nascer. Elevadas taxas de sobrepeso e obesidade foram observadas, com IMC e triglicérides mais elevados no grupo DMG, fatores esses com importante implicação na adiposidade fetal. Acompanhamento precoce, preferencialmente no período pré-concepcional nos casos das diabéticas prévias, é fundamental para melhorar os desfechos perinatais.

Palavras-chave: diabetes mellitus; gestação; macrossomia

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio