Trabalhos Aprovados

Análise de concordância entre estimativas ultrassonográficas e peso real ao nascer, pelas tabelas da OMS e do Intergrowth21, em filhos de mães diabéticas



Autor(es): Souza, MVR; Fróes, LP; Rajão, KMAB;
Apresentador(a): Kamilla Maria Araújo Brandão Rajão

INTRODUÇÃO: Em gestantes diabéticas, o monitoramento do crescimento fetal pela ultrassonografia (USG) é fundamental, tanto através da circunferência abdominal (CA), quanto pelo peso fetal estimado (PFE), visto que o risco de macrossomia assimétrica aumenta com o descontrole glicêmico. Em 2017, dois estudos de crescimento fetal com a população brasileira foram publicados: o da OMS e o Integrowth21. OBJETIVOS: Analisar a concordância das classificações de grande para a idade gestacional (GIG) pelos estudos da OMS e do Integrowth21, em filhos de mães diabéticas. MÉTODO: Levantamento de dados de prontuários de 171 gestantes diabéticas (prévias ou gestacional), acompanhadas entre Jan/2017 e Juj/2018. Foram analisados dados de CA e PFE à admissão (a partir de 22 semanas) e no pré-parto. Essas medidas foram classificadas em relação ao p90, sendo considerado GIG o PFE ≥p90. O coeficiente de Kappa foi usado para analisar a concordância entre as duas medidas ultrassonográficas, tanto em relação às duas tabelas de crescimento, bem como em relação ao peso ao nascer. RESULTADOS: GIG (pela OMS) foi encontrado em 38,6% (1ª USG), 28,2% (última USG) e 21,6% (ao nascer). GIG (pelo Intergrowth21) foi encontrado em: 46,2% (1ª USG), 30,5% (última USG) e 32,2% (ao nascer). Pela tabela da OMS, as melhores concordâncias entre medidas ≥p90 e GIG ao nascer foram: CA na 1ª USG (Kappa = 0,35) e o PFE na última USG (Kappa = 0,33). Concordâncias razoáveis também foram encontradas para essas medidas pela tabela do Intergrowth21 (Kappa = 0,42 e 0,35, respectivamente). Comparando-se as medidas da USG entre as duas tabelas, concordâncias fortes foram encontradas em relação à CA inicial e final, bem como PFE inicial (Kappa = 0,66, 0,72 e 0,63, respectivamente), e quase perfeita em relação ao PFE final (Kappa = 0,91). CONCLUSÃO: Há um tendência de redução da taxa de GIG ao longo da gestação, pelas duas tabelas, provavelmente atribuída à melhora do controle glicêmico. Além disso, a tabela do Intergrowth21 tende a superestimar a taxa de GIG, o que se deve, provavelmente, aos menores pontos de cortes utilizados nesse estudo, e à heterogeneidade das populações dos trabalhos originais. Validação prospectiva dos trabalhos é fundamental para analisar se as divergências encontradas e o percentual de GIG ao nascer se refletirão em desfechos importantes de saúde a curto e longo prazo nos filhos de mães diabéticas, assim como para definir a tabela que mais se aplica à nossa população.

Palavras-chave: diabetes gestacional; ultrassonografia; macrossomia

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio