Trabalhos Aprovados

PERFIL DE PACIENTES COM EXCESSO DE PESO ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE UM HOSPITAL INFANTIL E SUA DISTRIBUIÇÃO POR BAIRROS



Autor(es): Maia T. P; Franciozi, B. A; Barreto, A. C. C; Junqueira G. C. A; Schwaab, B; Hellmann, P; Rodrigues, S. G.; Baggenstoss R.; Kohara, K. S.;
Apresentador(a):

Introdução: A prevalência de obesidade e sobrepeso na faixa etária pediátrica vem aumentando e se tornou um problema de saúde pública. Evidências mostram que a obesidade infantil é o principal fator de risco para obesidade no adulto. Vários estudos analisam os fatores individuais de balanço energético, porém pouco se sabe sobre os padrões intra-urbanos de obesidade. Objetivos: avaliar o perfil dos pacientes com excesso de peso atendidos em um hospital público pediátrico e sua distribuição por bairros. Metodologia: Trabalho transversal retrospectivo de revisão de prontuários de pacientes com diagnóstico de obesidade atendidos em ambulatório no período de janeiro de 2012 a julho de 2017. Resultados: Foram avaliados 565 prontuários, sendo 292 do sexo masculino (51,7%). A mediana de idade foi de 10 anos (4 meses a 18,5 anos). A média de IMC por faixa etária foi: 23,24±0,4 (<5 anos de idade); 25,45±0,1 (5,1 a 10 anos); 28,05±2,5 (10,1 a 13 anos) e 32,44±6,1 (>13,1 anos). Quanto aos exames laboratoriais, 29 (7,7%) pacientes de 376 apresentaram glicemia de jejum >99mg/dL e apenas 1 com glicemia >126mg/dL; 151 (38,9%) de 388 apresentaram colesterol total >170mg/dL,, sendo 107(28,6%) de 374 com LDL >110mg/dL e 96 (26,4%) de 363 pacientes tinham triglicerídeos >130mg/dL. Os pacientes eram provenientes de 39 dos 44 bairros da cidade, com menos pacientes provenientes dos bairros de maior renda. Conclusões: Observamos uma alta prevalência de dislipidemia, porém poucos pacientes tinham valores compatíveis com intolerância à glicose e apenas um paciente apresentava diabetes mellitus. Por se tratar de um hospital público, havia poucos pacientes provenientes de bairros com maior renda familiar.

Palavras-chave: Obesidade; Pediatria

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio