Trabalhos Aprovados

PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DA BOMBA DE INFUSÃO DE INSULINA



Autor(es): Souza MSC; Farat CD; Pavanitto DR; Esteves LAC; Guerra AG; Viegas RF ; Viegas TMRF;
Apresentador(a): Drielle Rezende Pavanitto

Introdução: O diabetes mellitus (DM) apresenta altas taxas de morbidade e mortalidade. Nos últimos anos, com as evoluções tecnológicas, houve uma busca por novos aparatos que levassem melhor controle glicêmico, diminuição dos episódios de hipoglicemia e hiperglicemia. Nesse contexto, destaca-se a Bomba de Infusão de Insulina (BII), que tem como objetivo simular o que ocorre no organismo do indivíduo sem diabetes, mantendo a liberação de insulina durante 24 horas.
Objetivo: Verificar o grau de satisfação dos pacientes portadores de DM1 usuários de bomba de infusão de insulina em comparação ao tratamento convencional anteriormente usados por esses pacientes.
Metodologia: Estudo de abordagem quantitativa, transversal e descritiva. A coleta de dados foi realizada com base na utilização do instrumento de questionário elaborado por Sara Cardoso Machado Oliveira Trigo no trabalho Construção de Questionários para Avaliação da Qualidade de Vida e Satisfação com o Tratamento com Múltiplas Administrações de Insulina. O questionário é composto por 49 questões com cinco alternativas: 1 – Muito insatisfeito; 2 – Insatisfeito; 3 – Indiferente; 4 – Satisfeito; 5 – Muito satisfeito.
Resultados: Foram entrevistados oito pacientes, sendo sete do sexo feminino e um do sexo masculino, com média de idade de 37,5 anos (variando entre 23 e 52 anos). Na amostra de pacientes selecionados, todos se mostraram satisfeitos ou muito satisfeitos com relação ao tratamento em geral e facilidade na mudança do cateter. Em relação à possibilidade de controlar o número de hipoglicemias sete estavam satisfeitos ou muito satisfeitos e um se mostrou indiferente. Quanto à distorção da imagem corporal, cinco estavam insatisfeitos ou indiferentes. Na questão custos econômicos do tratamento, cinco dos entrevistados se mostraram insatisfeitos ou muito insatisfeitos.
Conclusão: A maioria dos pacientes entrevistados apresentou alto grau de satisfação com melhora da qualidade de vida com o uso da BII, porém, os altos custos e a distorção da imagem corporal (população do estudo predominantemente feminina) destacaram-se como fatores negativos.


Palavras-chave: diabetes mellitus; bomba de infusão de insulina; qualidade de vida

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio