Trabalhos Aprovados

Adenoma gigante ou carcinoma de paratireoide? - Relato de caso



Autor(es): Rodrigues-Galvão AI; Garcia LCC; Castro LL; Alkimim NR; Saraiva MFM; Maia LMN; Brito CGX; Diniz LM;
Apresentador(a): ALINE ISABEL RODRIGUES GALVÃO

Relato: Trata-se de M.A.O., sexo feminino, 57 anos, iniciou no segundo semestre de 2018 quadro de dores ósseas difusas, especialmente em quadril, que limitavam a deambulação. Em RNM de pelve foram evidenciadas “lesões líticas e blásticas” difusas. Durante propedêutica, foi encontrado PTH 2566,8 pg/ml; CaT 15,4 mg/dl; 25-OH-VitD < 8 ng/ml; FA 1525 U/l. As tomografias computadorizadas de abdome e tórax mostraram lesão expansiva centrada no mediastino superior, lobulada, margens mal definidas, com realce heterogêneo pelo contraste, áreas hipodensas sugestivas de necrose, com extensão cervical posterior ao lobo direito da tireoide, de cerca de 42x41x61mm, além de lesões ósseas expansivas com densidade de partes moles em arcos costais, escápula, corpos vertebrais e asas dos ílios, correspondendo, possivelmente, a implantes secundários. A paciente foi internada em março de 2019 devido à hipercalcemia grave, sintomática, que evoluiu com refratariedade às medidas clínicas instituídas (hidratação venosa, diurético de alça e bisfosfonato venoso), havendo necessidade de realização de hemodiálise para controle da calcemia. Submetida à resseção da lesão de paratireoide em seguida. O anatomopatológico evidenciou lesão de 5,5x4,0x2,5cm, peso 25,9g, histologia compatível com adenoma de paratireoide. Evoluiu no pós-operatório com queda de PTH (38,6 pg/ml) e hipocalcemia. Iniciada suplementação oral com carbonato de cálcio, colecalciferol e MgO. Recebeu alta para acompanhamento ambulatorial. Discussão: O adenoma gigante de paratireoide é uma causa rara de hiperparatireoidismo primário. Há controvérsias na literatura em relação à definição do seu tamanho. Em geral, caracterizam-se por lesões acima de 3,5g. Apesar de apresentarem sintomas semelhantes aos dos adenomas menores, como nefrolitíase e osteoporose, esses pacientes têm maior chance de se apresentarem com manifestações clínicas mais graves e com níveis de cálcio e PTH expressivamente mais elevados. Por isso, o diagnóstico diferencial com carcinoma deve ser sempre levantado, uma vez que o tratamento de ambos é diferente e influencia diretamente no prognóstico. Comentários finais: Diante do quadro clínico da paciente, foi levantada, inicialmente, a possibilidade de carcinoma de paratireoide. O diagnóstico diferencial entre carcinoma e adenoma é complexo e exige uma análise clínica e anatomopatológica minuciosa. No caso em questão, houve o diagnóstico de uma lesão rara, o adenoma gigante de paratireoide.

Palavras-chave: Adenoma gigante de paratireoide; hiperparatireoidismo; Carcinoma de paratireoide

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio