Trabalhos Aprovados

O índice tornozelo-braquial em pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1: uma ferramenta auxiliar?



Autor(es): Martins AD; Gonçalves MF; Salviano ML; Silva LS; Mascarenhas AN; Lima ACGB;
Apresentador(a): Alisson Duarte Martins

Introdução: A disfunção endotelial já pode estar presente em crianças portadoras de diabetes mellitus tipo 1 (DM1) com 5 anos ou mais decorrido desde o diagnóstico, mesmo na ausência de alterações estruturais ateroscleróticas. Estudos descrevem que a rigidez arterial pode estar significativamente aumentada entre os pacientes com DM1 em comparação com controles saudáveis, independente dos fatores de risco cardiovasculares tradicionais. E que a triagem precoce pode ajudar a identificar aqueles com aumento do risco cardiovascular. O índice tornozelo-braquial (ITB) é um método simples, não invasivo, de baixo custo e de grande confiabilidade. Um ITB diminuído (0,9) está associado a um risco cardiovascular aumentado e subsequente morbidade e mortalidade cardiovascular. Objetivo: Verificar a presença de ITB alterado em adultos DM1 em comparação com adultos portadores de DM tipo 2 (DM2) com tempo de diagnóstico de doença semelhantes. Métodos: Estudo transversal, onde foram avaliados 74 pacientes adultos diabéticos (DM1:38 e DM2:36). Os dados coletados incluíram avaliação clínica e medição do ITB. O ITB foi calculado medindo a relação entre a pressão arterial sistólica em repouso no tornozelo e a pressão sistólica braquial, considerado anormal se £ 0,9. Resultados: Os grupos foram semelhantes com relação ao gênero masculino (DM 1: 54% vs. DM2: 45%, p = 0.64) e tempo de diagnóstico (DM1: 14.6 ± 8.0 anos vs. DM2: 12.7 ± 9.5 anos, p = 0.36). Os pacientes DM1 foram mais jovens (DM1: 32.5 ± 9.5 anos vs. DM2: 62.0± 12.4 anos, p < 0.0001) e com menor índice de massa corporal (DM 1: 24.6 ± 5.5 kg.m-2 vs. DM2: 28.1 ± 6.1. kg.m-2, p 0.01). Os indivíduos DM2 apresentaram predomínio de hipertensão arterial (HAS) (DM1:26% vs. DM2: 83%, p <0.0001) e dislipidemia (DLP) (DM1: 18% vs DM2 55%, p = 0.001), em relação ao grupo DM1. No grupo DM1 só tivemos 1 paciente com ITB alterado (DM1:2.6%vs DM2:36%, p <0.0001). A presença de hipertensão aumentou 3.9 vezes o risco de ITB alterado (OR: 3.92, p = 0.04) e a dislipidemia 5.7 vezes (OR: 5.75, p = 0.01).Conclusões: Nesse estudo a prevalência de ITB alterado em uma população portadora de DM 1 com uma média de diagnóstico superior a 10 anos foi bastante inferior a indivíduos DM 2. A presença de fatores de risco tradicionais, tais com HAS e DLP, aumentaram o risco de ITB alterado.


Palavras-chave: índice tornozelo-braquial; diabetes mellitus tipo 1; risco cardiovascular

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio