Trabalhos Aprovados

Disfunções tireoidianas associadas à infecção crônica pelo vírus da Hepatite C



Autor(es): Kahwage AM; Ostuzzi LG; Iasi MSF; Paes LS; Ribeiro-Filho FS; Abdon CM; Quaresma JAS;
Apresentador(a): Lara Gonçalves Ostuzzi

INTRODUÇÃO: As disfunções tireoidianas (DT) em pacientes com infecção crônica pelo vírus da hepatite C (HCV) vêm sendo estudadas desde os anos 90 e ocorrem por mecanismos auto-imunes deflagrados pelo vírus e/ou pelo antiviral Interferon (INF) que, até 2015, no Brasil, estava incluído no esquema padrão de tratamento. OBJETIVO: Investigar a prevalência de DT em indivíduos da Amazônia brasileira com infecção crônica pelo HCV e buscar correlações com variáveis da doença hepática e esquemas antivirais, incluindo os tradicionais que continham o INF e os atuais, sem este medicamento. MÉTODO: 65 pacientes foram submetidos à avalição clínica, realização de ultrassonografia de tireóide e dosagem dos hormônios TSH, T4 livre, anticorpos anti-TPO, anti-Tireoiglobulina para correlacionarmos com as variáveis da hepatopatia (genotipagem, carga viral, grau de fibrose e terapia antiviral). RESULTADOS: Do total de 65 participantes, 35 (53,8%) eram mulheres, com média de idade de 61,4 ± 8,3 anos. Histórico de DT prévia foi observada em 4 pacientes. Observou-se uma prevalência de 33,8% de DT. Excluindo os pacientes que já vinham em uso de medicamentos para tireoide, 6,6% apresentaram TSH<0,5 mUi/ml, 54,1% apresentaram TSH entre 0,5 e 2,5 mUi/ml, 36,1% com TSH entre 2,5 e 5,0 mUi/ml e 3,3% com TSH> 5 mUi/ml. Dois pacientes apresentaram diagnóstico de hipotireoidismo subclínico, enquanto 3 pacientes apresentaram o diagnóstico de hipertireoidismo subclínico e 33,3% dos pacientes, não tratados para o vírus, apresentaram positividade de anti-TPO. Em relação aos achados ultrassonográficos, 14 (21,5%) pacientes apresentaram nódulo tireoidiano, enquanto 16 (24,6%) mostraram ecotextura heterogênea. Quanto à doença hepática, o genótipo tipo 1 pareceu ser o mais relacionado às DT (23%), porém sem significância estatística. Os pacientes sem tratamento antiviral apresentaram maiores níveis de T4 livre, maior prevalência de anticorpo anti-TPO positivo e de nódulos tireoidianos em comparação àqueles que já haviam recebido o esquema antiviral. Não houve diferença na prevalência de DT quanto ao grau de fibrose hepática, à carga viral ou ao tipo de tratamento – com ou sem INF. CONCLUSÃO: observamos maior prevalência de DT nos pacientes com infecção crônica pelo HCV, com genótipo tipo 1 e que não haviam recebido tratamento antiviral, sugerindo uma possível ação direta imunomediada do HCV sobre a tireóide, porém sem relação com a gravidade da doença hepática.

Palavras-chave: disfunção tireoidiana; hepatite C; população amazônica brasileira

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio