Trabalhos Aprovados

Aterosclerose subclínica em pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana – Limitações da estraficação de risco em uma população jovem e baixo risco



Autor(es): Boy MF; Ribeiro NFT; Coutinho K; Lima ACGB; AVILA LBO; Ferraz JP;
Apresentador(a): MARIANA FAÚLA BOY

Introdução: Doença aterosclerótica, especialmente a doença arterial coronária (DAC), se tornou uma complicação importante na infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH). Aproximadamente metade dos pacientes com um evento de DAC não tem fatores de risco estabelecidos. Novas diretrizes sugerem que portadores do VIH com fatores de risco para doença cardiovascular devem ser avaliados na consulta inicial e continuamente ao longo do tempo. Esta avaliação pode utilizar modelos de risco multivariados, como o escore de risco de Framingham (ERF). Objetivo: Avaliar a presença de aterosclerose subclínica em portadores do VIH e a sua associação os fatores de risco tradicionais, perfil lipídico, índice tornozelo-braquial (ITB) e ERF em um acompanhamento de 5 anos. Métodos: Estudo de coorte prospectiva, onde inicialmente noventa e sete pacientes foram avaliados com relação aos fatores de risco tradicionais (hipertensão arterial - HAS, diabetes melitos - DM, tabagismo), colesterol total e frações e triglicerídeos - TG, e ITB inicial, ERF, medicamentos utilizados (inibidor de protease - IP, estatina). E reavaliados após 5 anos, com relação a presença de eventos cardiovasculares (infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral ou outro evento vascular), perfil lipidico, ITB, ERF e a presença de aterosclerose subclínica no ecodoppler de carótidas. Resultados: Foram selecionados para análise 17 indivíduos sem evento cardiovascular em 5 anos. Não houve diferença entre a idade (44 vs. 49 anos, p = 0.24), tempo de diagnóstico (16 vs. 15 anos, p = 0.75), HAS (p =0.90), DM (p=0.33) e tabagismo (p=0.75) entre os indivíduos sem e com aterosclerose subclínica. Os portadores de aterosclerose subclínica apresentaram elevação dos TG (134 vs. 237mg/dL, p = 0.03), redução do ITB (0.96 vs. 0.90, p = 0.05) e elevação do ERF (6% vs. 14%, p < 0.05). Não houve associação com o uso do IP e aterosclerose subclínica (p = 1,00). Nenhum paciente fez uso de estatina durante o estudo. Conclusões: Trata-se de um estudo inicial, que demonstrou a dificuldade de estratificar o risco cardiovascular em pacientes jovens portadores de VIH. Em um seguimento de 5 anos ocorreu a evolução da aterosclerose subclínica demonstrada pela redução do ITB. E embora o ERF em infectados pelo VIH possa subestimar o risco real, esse pode ser um ponto de partida razoável e o seu acompanhamento com o passar dos anos pode auxiliar em uma melhor estratificação.

Palavras-chave: índice tornozelo-braquial; infecção pelo vírus da imunodeficiência humana; aterosclerose (subclínica)

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio