Trabalhos Aprovados

INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO COMO PRIMEIRA MANIFESTACAO DE HIPERTIROIDISMO



Autor(es): JANETE P. MOURA; ALINE R. BORBA; AMANDA T P CARVALHO; AMARILIS M. MILAN; EDUARDO C. MARINHO; LETICIA M. PIGNATRO SILVA;
Apresentador(a): JANETE

RELATO DE CASO- .CB, Paciente do sexo masc. 38 anos, br. previamente higido, foi admitido no servico de emergencia, com dor toraccica retrosternal e palpitacao de inicio ha tres horas. Negou tabagismo.historia familiar de hipertireoidismo positiva. Ao exame paciente apresentava-se com fascies de dor, sudoreico, PA 110/70mm Hg, frequencia cardiaca de 110bat/min. A tireoide nao era visivel e nem palpavel. A ausculta cardiaca revelou batimentos ritmicos e pulmoes sem ruidos adventicios. ECG - Foi compativel com isquemia aguda do miocardio e a troponina bastante elevada, qualificando o paciente para angiografia coronariana de emergencia. A Angiografia nao detectou qualquer lesao coronariana a nao ser obstrucoes pela presenca de trombos que foram aspirados. Iniciada a terapeutica especifica para IAM, o paciente persistiu com taquicardia e tremor. os testes para a funcao da tireoideforam pedidos, confirmando um quadro de hipertireoidismo.TSH=0,001 mIU/l e T4 livre de 2,3 ng/dl e o TRAB tambem estava positivo. Iniciou-se a terapia com 30mg de metimazol.
DISCUSSAO- Ambos hiper e hipotireoidismo tem sido associados com disturbios da coagulacao. Parece haver consistente evidencia que a tireotoxicose esta diretamente associada a um estado protrombotico.
O nosso caso destaca a possibilidade do desenvolvimento de um IAM em um jovem com tireotoxicose, sem nenhum fator de risco previo.


Palavras-chave: infarto agudo do miocardio, ; hipertireoidismo; estado protrombotico

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio